quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Introdução

O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um planejamento de comunicação para uma dupla sertaneja (Bruno & Breno), cujas áreas de atuação são principalmente algumas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Alguns dos princípios do marketing pessoal, formação e manutenção da identidade visual e marcas, serão utilizados como base teórica para o desenvolvimento do trabalho, cuja finalidade é promover a ascensão profissional da dupla em questão. O trabalho consiste ainda em desenvolver e aprimorar os materiais destinados à divulgação dessa dupla sertaneja, com a finalidade de criar vínculos entre a dupla e seus públicos.

Durante o desenvolvimento do trabalho, alguns autores foram consultados tais como Phillip Kotler e John Westwood, que abordam o tema marketing; Roberto Correa, que trata do planejamento de propaganda; Clotilde Perez, cujos trabalhos abordam os temas marcas e identidade visual, além de Marcélia Lupetti cujas bibliografias abordam tanto o planejamento de comunicação quanto a questão de identidade visual e marcas. Foi realizada ainda uma pesquisa acerca da música sertaneja no Brasil, a fim de contextualizar o meio musical em que se insere atualmente a dupla. A pesquisa bibliográfica teve a finalidade de aprofundar os conhecimentos do grupo proponente do trabalho em relação ao tema analisado. São pertinentes as lições apreendidas das obras desses autores e, mediante isso, além do planejamento de comunicação torna-se ainda possível a identificação de uma série de ajustes possíveis de serem realizados no comportamento, figurino e até mesmo no repertório da dupla, que farão grande diferença na relação com seus públicos. Em outras palavras, foram realizadas pesquisas a fim de fundamentar o planejamento de comunicação. Planejamento esse que pode tornar-se fundamental para a construção e “manutenção da imagem” dessa dupla diante de seus públicos reais ou potenciais. Esse referido planejamento de comunicação inclui tanto o desenvolvimento de peças publicitárias quanto de ações de comunicação.

A dupla sertaneja Bruno & Breno já atua no mercado e se apresenta em casas de shows e eventos diversos em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, interpretando suas composições e também canções de artistas já consagrados.

Para direcionar o desenvolvimento do trabalho, o objetivo geral proposto foi elaborar um Planejamento de Comunicação voltado para a promoção e ascensão da dupla. Os objetivos específicos foram, basicamente, traçar um panorama histórico da música sertaneja no Brasil, perceber os estereótipos criados pelo gênero musical, compreender a inserção da dupla no segmento musical sertanejo, pesquisar aspectos referentes ao planejamento de comunicação e ao marketing, além de outros temas pertinentes ao tema do projeto, tais como identidade visual e marcas, além de elaborar um planejamento de comunicação para a dupla e desenvolver tanto ações de comunicação quanto peças publicitárias e ainda orientar a dupla em relação à postura no palco e à produção dos shows.

O tema abordado no presente trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social pode ser analisado por um “olhar da comunicação” considerando que se trata de um estudo cujo foco é analisar os processos de trocas simbólicas entre a dupla sertaneja e seus públicos. Uma campanha de comunicação baseada em princípios de marketing pessoal e cultural, além de demais temas também pertinentes, tais como identidade visual e marcas têm como finalidade promover uma interação comunicacional entre o cliente, para quem se desenvolve a campanha, e os públicos os quais esse cliente pretende alcançar.

José Luiz Braga (2001) diz que o termo “interação comunicacional” trata-se de processos simbólicos que possibilitam trocas entre os seres humanos que, por sua vez, viabilizam diversas ações e objetivos a ele associados. Isso significa dizer que há um processo de construção e troca de valores simbólicos que resultam na interação entre os indivíduos participantes da comunicação e que, todo esse processo carrega consigo objetivos. Relacionando como o trabalho aqui desenvolvido, esse processo de interação comunicacional também tem como finalidade causar uma reação, que é gerar simpatia entre esse cliente e seus públicos, conquistar novos públicos e até mesmo transformar uma possível imagem negativa que algum determinado grupo de pessoas tenha a respeito dessa dupla sertaneja.

Com base no texto da autora Vera França (2004), intitulado Representações, mediações e práticas comunicativas, pode-se dizer que as representações tratam-se de imagens, formas, pensamentos, ou um conjunto de idéias desenvolvidas por uma sociedade e que as mediações são os meios pelos quais todo esse conjunto de informações se torna “público” entre os grupos onde os indivíduos encontram-se inseridos, uma vez que desde que nascem, os indivíduos são marcados por categorias sociais (sexo, idade, escolaridade), que influenciam diretamente a forma como recebem e interpretam as mensagens midiáticas. As mediações influenciam diretamente o modo como essas representações serão absorvidas e interpretadas.

Trazendo esses conceitos de representações e mediações para o trabalho, pode-se considerar que as representações são o conjunto de conceitos que ao longo do tempo foram sendo construídos no meio musical sertanejo: Para exemplificar esse conjunto de conceitos, podem ser citados a questão dos estereótipos que são criados nesse meio sertanejo, como letras das músicas, geralmente românticas, abordando amores platônicos ou desilusões amorosas, dentre outros.

Considera-se aqui como mediação entre as duplas sertanejas e o público, os programas de TV diversos, shows transmitidos pelo rádio, entrevistas aos meios impressos, apresentações em casas de shows, eventos como rodeios, etc. Essas “mediações” irão determinar a maneira como as representações serão recebidas e interpretadas, além de determinar também a maneira como os indivíduos irão atuar frente a elas.

Esse trabalho pretende beneficiar diretamente a dupla sertaneja Bruno & Breno (o cliente) ao apresentar estratégias (com base em autores que abordam o tema), capazes de criar uma “identidade” ou um forte elo, entre essa dupla e seus públicos, com a finalidade de aproximá-los ainda mais. Nesse sentido, sugestões de determinadas medidas irão aprimorar o comportamento, figurino, além de determinados aspectos diretamente ligados ao planejamento de comunicação da dupla. O objetivo é gerar um maior reconhecimento diante de seus públicos e, é claro, os lucros esperados. A dupla é a principal beneficiada, além do grupo proponente do projeto o qual terá uma rica vivência de prática profissional orientada.

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