quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Planejamento de comunicação

Toda análise relacionada à comunicação, comportamento, identidade visual das duplas de sertanejo e a opinião do público da dupla Bruno & Breno são consideradas base fundamental para que o grupo proponha novas estratégias de comunicação para a dupla.
Tais propostas baseiam-se em sugestões para melhoramento no figurino e no corte de cabelo da dupla, no comportamento diante do público, além da elaboração de peças destinadas à comunicação e medidas capazes de propor um melhor posicionamento nos palcos. O planejamento de comunicação visa ainda a proposta de uma nova identidade visual para a dupla com a criação de uma logomarca, além de auxiliá-la na utilização dos recursos da internet, como sites de relacionamento (Orkut, Twitter, MySpace) com o objetivo de tornar a dupla ainda mais próxima de seu público.

De acordo com Lupetti (2000), a análise situacional é fundamental para se iniciar um planejamento de comunicação. Portanto, fazendo uso dos dados levantados nas pesquisas, desenvolvemos uma análise situacional dividida em 5 etapas: Análise do Ambiente, Análise do Mercado, Análise da Demanda, Análise dos Concorrentes, Problemas e Oportunidades.

a.Análise do Ambiente
Percebe-se que a música sertaneja tem espaço em várias casas de shows em diversas capitais do país, devido ao sucesso junto a diversos segmentos de público. As inúmeras duplas sertanejas se relacionam a determinados subgêneros cujos mais comuns são o sertanejo de raiz e sertanejo universitário, onde cada subgênero atinge segmentos de público distintos. Enquanto o sertanejo de raiz atrai principalmente o público sertanejo mais tradicional e “apaixonado” pelo velho som da viola, o sertanejo universitário tem como público alvo principal o jovem. Os próprios intérpretes da música sertanejo universitário são em sua maioria jovens que não abrem mão de um figurino moderno composto por grifes urbanas ou até mesmo internacionais, cortes de cabelo irregulares, tênis, além de outras características que fazem com que o público se identifique com esse gênero em especial, dentre os quais pode-se citar o caráter alegre e divertido que se apresenta para todos os tipos de público.

b.Análise do Mercado
Atualmente, se considerarmos o mercado musical em Belo Horizonte, pode-se dizer que a música sertaneja ocupa um lugar de destaque entre as casas de shows. Porém, é importante ressaltar também que existem diversas duplas que disputam o espaço na agenda de tais casas, duplas que, assim como Bruno & Breno, são conhecidas a nível local ou regional e a oportunidade de se apresentar em uma grande casa de shows acaba se tornando um meio de também divulgar seu trabalho.

c.Análise da Demanda
De acordo com as pesquisas realizadas e com o briefing, o público alvo são homens e mulheres com idades entre 18 e 25 anos, em sua maioria com ensino superior completo e renda média mensal entre 1 e 3 salários mínimos, que pagam até R$30,00 para assistir a um show da dupla. Ainda com base nas pesquisas, foi constatado também que a grande maioria do público conheceu o trabalho da dupla Bruno & Breno por meio de apresentações realizadas em casas de shows de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

d.Análise dos Concorrentes
Considera-se aqui como concorrentes diretos da dupla Bruno & Breno, as duplas sertanejas locais e regionais e como concorrentes indiretos, as duplas sertanejas reconhecidas nacionalmente.
Dentre os concorrentes diretos, destacam-se: Marcelinho de Lima & Camargo, Fred & Paulinho e Dom & Juan. Dentre os concorrentes indiretos, destacam-se: Jorge & Mateus, Victor & Leo e Cesar Menotti & Fabiano.
Pode-se dizer que os concorrentes indiretos têm mais visibilidade na mídia, possuem um faturamento maior e investem mais em comunicação. Sobre os concorrentes diretos, percebe-se que estes não investem tanto em comunicação, além de produzirem material fonográfico em pequena quantidade para distribuição em shows. O investimento em comunicação se restringe a flyers, sites na Internet, banners, dentre outros.

e.Problemas e Oportunidades

Potencialidades
•Carisma da dupla
•Boa relação e interação com o público em apresentações.
•Aceitação do publico

Fragilidades
•Pouca visibilidade
•Problemas em relação à marca
•Problemas relacionados à produção dos shows e postura no palco

Oportunidades
•Várias casas de shows dedicadas à música sertaneja
•Gênero musical que atinge vários segmentos de público

Ameaças
•Inúmeros concorrentes no mesmo segmento
•Casas de shows agendam aquelas duplas com maior visibilidade

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