quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Metodologia

O planejamento de comunicação elaborado pelo grupo pretende promover a dupla sertaneja Bruno & Breno. Para desenvolver o trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em análise das bibliografias dos mais diversos autores com o objetivo de aprofundar os conhecimentos do grupo em relação ao tema proposto para análise.

Autores como Phillip Kotler e John Westwood foram consultados para aprofundamento dos conhecimentos em relação ao tema marketing. Foi importante relacionar o conceito de marketing e sua administração para definir bem as estratégias e o plano de marketing usado no planejamento.

A bibliografia de Roberto Muylaert auxiliou numa melhor compreensão em relação ao conceito de marketing e ao comportamento cultural do público da dupla.

O conceito de comunicação integrada abordada por Roberto Corrêa foi bastante relevante, pois assim foi possível perceber que a estratégia de comunicação que define quais são os caminhos para alcançar os objetivos propostos no planejamento.

A identidade é essencial para qualquer artista, duas autoras Clotilde Perez e Marcélia Lupetti falam sobre marcas e identidade visual e foram consultadas com a finalidade de afirmar que a escolha de uma logomarca vai ser muito importante para ajudar o público identificar a dupla.

A fim de contextualizar a atuação da dupla, o grupo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca da música sertaneja no Brasil, traçando um breve panorama histórico desse gênero musical desde o seu surgimento até os dias atuais. Essa análise possibilitou uma melhor percepção do grupo em relação ao segmento musical em que a dupla está inserida.

Foi realizada uma entrevista com a dupla para elaboração do briefing e do diagnóstico do problema de comunicação. Foram ainda realizadas pesquisas de opinião qualitativas com entrevistas estruturadas a fim de identificar a percepção do público em relação aos elementos do show da dupla, a aceitação do público e o perfil do público freqüentador dos shows. O grupo também registrou e observou um dos shows da dupla para perceber elementos da produção do show, a comunicação com o público e a comunicação visual a fim de elaborar sugestões para a dupla no que diz respeito às mais diversas formas de interação com o público.

Para tanto foram aplicados 100 questionários junto ao público presente em um dos shows da dupla em uma casa de shows em Belo Horizonte a fim de definir o posicionamento da dupla no meio musical e orientar a criação de uma nova identidade visual, foi realizada uma análise da concorrência e uma análise dos tipos de marcas utilizadas no meio musical mais especificamente do gênero sertanejo, foram estudados três DVDs de concorrentes diretos (duplas sertanejas cuja atuação é principalmente na região de Belo Horizonte e em algumas cidades do interior de Minas Gerais) e três DVDs de concorrentes indiretos (duplas reconhecidas nacionalmente).
Foram ainda observadas as marcas de quinze duplas sertanejas a fim de perceber as tendências do meio musical em relação à logotipia.

Após todas as pesquisas, análises e observações foi desenvolvido o planejamento de comunicação e o layout das peças propostas para apresentação para a dupla e para a banca examinadora do trabalho.

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